quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

A M O R de trás pra frente


Certa vez li um livro escrito por uma jornalista cheia de dores que resolve fazer uma viagem para esquecer seu sofrimento. Ela percorre alguns paises e em determinado momento faz um discurso sobre Roma e como a capital italiana a enche de prazer (no seu caso, gastronômico). A conclusao mais interessante para mim sobre sua analise dos romanos e do clima da cidade é: as pessoas e tudo em volta delas respira a sexo.

De fato podemos olhar para esta cidade historica como um lugar onde tudo e todos desejam, esperam e se orgulham da consumaçao carnal. Acrescento ainda que na Italia e mais visivelmente em Roma, é a luxuria que predomina. Roma “chupou” - para usar termos apropriados - todo o exagero da Europa. Deixando o resto tao blasé e indiferente.

A vontade pelo prazer exageraaaaaado torna Roma deslumbrante. Uma cidade que nao poupa o culto a beleza para dizer o mundo: “sim somos bons na cama”. Adoro pensar a Italia como um retrato arquitetônico do hedonismo. E so olhar para a città aperta, os museus colossais, as ruinas do que foi ja glorioso, os monumentos de homenagem ao belo e até os cidadãos com suas roupas insinuantes e oculos escuros provocadores sao parte deste visual baccaniano.

E o mais irônico, no meio dessa suruba toda esta o berço da toda poderosa Igreja Catolica. Nao é divertido? Mas a Italia tem seus pecados. A gritaria excessiva pode causar dores de cabeça e tudo de repente parece over, demais, demais. Roma, assim como Veneza, Firenze, Napoli, Parma, Sicilia, etc, é para os amantes de qualquer tipo de prazer desmedido.

Acabei descobrindo o meu. Nao, nao foi um italian lover. Algo mais sagrado e lindo. A Italia inventou a arte. No sentido puro da estética. Quando relembro os quadros, as esculturas, as formas, as pinceladas, me pergunto que agua estes artistas beberam? Porque algo deve explicar este poder de comover os olhos e o coraçao. A beleza italiana da nó na garganta. Muito amor né gente!



*Foto 1: Detalhe da Fontana di Trevi
Foto 2: Vista de Veneza

2 comentários:

senhorita sartori disse...

Romanos que fazem parte do grupinho 'que querem!' migrai para este Rio de Janeiro pq aqui o que predomina são os que não querem!

m. disse...

ahahahah
o mundo ja foi dividido e ficamos no lado errado :/