sábado, 29 de agosto de 2009

Déjà vu

Nao sei se repararam, mas ao ler as manchetes de hoje uma estranha sensaçao de déjà vu se instalou.

Politica nacional:

'No Brasil não se apura nada', diz Simon e "STF nega pedido de reabertura de ações contra Sarney"

E loucura minha ou isso foi ja dito 'varias vêzes' (como diria Vanessao)? Vamos la minha gente, um pouco mais de criatividade nisso aê.

Politica international (Sobre a reuniao dos paises da América do Sul):

'Não podemos vender a soberania da região', diz Morales

Ha 200 anos, outro adepto do cha de coca ja esperniava com o mesmo discurso: "O novo mundo deve estar constituído por nações livres e independentes". Muita coisa nao mudou de la pra ca nao viu seu Bolívar. Tudo continua como havia dito: "Cada dia torna-se pior o sul da América".

Cultura:

"Noel Gallagher briga com irmão Liam e anuncia saída do Oasis"

Jura?!? Eles brigam?! Um dos Gallagher ameaçou sair do Oasis?!?

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O #mimimi Xuxa no twitter

Meninos, eu vi. Estava online no momento em que Xuxa, coitada, que mal sabe mexer no twitter, mandou uma pá de mensagens louquinhas e ingênuas, afinal, ela tem apenas 45 anos!

Numa delas diz que a filha, Sasha, estava no set filmando com uma cobra e bode. Tipo, se você, assim como eu naquele momento, não soubesse que elas estão fazendo Feiurinha, adaptação do ótimo livro de Pedro Bandeira, já não ia entender muito bem e contextualizar do #NOSSOJEITINHO.

Mas aí deu um problema daqueles. A Xuxa, mãe zelosa, deixou sua filha usar o twitter, já que a menina ainda não tem o próprio. Pronto. Sasha escreveu que fez uma sena [sic] com um bode e cobra. Claro que meio mundo veio abaixo. Zoaram Xuxa até. Em minha defesa, já que nem a sigo no twitter, apenas RT os mesmos RTs que recebia, com o "cuidado" de ver na página de Xuxa [/xuxameneghel] se eram verdadeiros ou hoax. E confesso que me diverti.

O problema é que o povo apela, claro. Xingaram a Xuxa, a menina, baixaram o nível . Tudo muito normal no meio, vamos combinar. Nada que a apresentadora não possa apresentar ao MP e meter processo - teve até um hoax sobre isso, dizendo que ela ia, hahah, mas era mentira, pô.

Xuxa ficou bem chateada e defendeu a filha da pior maneira possível: "minha filha foi alfabetizada em inglês". Ahh, Xuxa! Nem era para tanto. Já que se deu ao trabalho de responder ao povo que apela, putz, falasse que a menina tem apenas 11 anos, ainda em constante processo de alfabetização. Tanta gente que escreve errado até na idade adulta. Imagino que muitos dos que caíram de pau no erro, inclusive.

Como Xuxa é ídolo, logo teve gente de todo tipo para defender. Até no youtube um maluco criou humor involuntário . O caso ganhou mais repercussão que o de Sarney. Carolina Dieckmann ( que apoiou Dado Dollabela no caso Luana) defendeu a amiga, "quem tem filhos sabe...".

É amigos da Rede Globo, quem teve filhos nos anos 80/90 sabe do inferno que era educá-los com os programas da moça - deixo claro que assistia Xuxa, gostava e queria ser paquita - Além do consumo desenfreado infantil e erotização precoce que ela causou, mesmo indiretamente. Mas tudo bem, como agora ela é mãe, pode enterrar o passado e reescrever sua história. Assim como posso também, agora adulta e em pleno exercício de livre arbítrio, dizer que essa senhora não bate bem.

Xuxa começou no twitter tropeçando, escrevia em CAIXA ALTA, quando foi duramente criticada pela natural etiqueta da internet. Ela bateu o pé, fez beicinho e disse que esse "era o seu jeitinho". Obviamente em caixa alta. Depois, mesmo contrariada, seguiu a maioria, reclamando que falaram para ela que ali estavam todos em pé de igualdade.

Pois é, este pé de igualdade deve ter incomodado Xuxa. Imagina, sempre bajulada, uma rainha,vivendo anos numa casa rosa, criando seu próprio mundo, natural que estranhasse que seus súditos fossem tão destemperados. Claro que entendo a "nossa rainha" defender a filha, principalmente de ataques tão crueis a uma criança ainda em fase de alfabetização. Mas o que me intriga é a zelosa mãe permitir a filha ficar num set de filmagem às 23 horas de uma terça feira, em véspera de escola, ou de tutor, trabalhando. Permitir também a falar com seus "fãs". Ela realmente deve ter pensado que só jornalistas a criticariam. Ali, naquele mundinho, ela poderia controlar o que se diz. Não, não pode.

Acho que agora, finalmente, Xuxa compreendeu aquilo que a acusavam em anos: Superexposição de Sasha. Expor um filho é isso.

O episódio todo foi lamentável, para a rainha, sua filha e para os súditos. Não há vitoriosos nesta briga.

Danielle M