segunda-feira, 6 de abril de 2009

Mais um belo filme

Me falaram : “vai ver Tokyo Sonata, é um bom filme”.


Eu fui.


Fiquei perplexa.


Nao sei se os cineastas orientais sao bons porque retratam a realidade dura, ou se é porque a realidade deles é tao dura que da filmes bons. Mesmo argumento ao falar do Linha de Passe (alias este filme na França esta fazendo um suuuuper sucesso, o tal “Une famille brésiliènne”, titulo clichê... eu sei).

Mas nao, Tokyo Sonata é de uma tristeza diferente. Um silêncio que so os japinhas e chineses consegue arrancar de seus filmes. Silêncio que bate no nivel do estômago. (Com direito à uma versao "Clair de Lune" do Debussy no final, de matar)

Romain, a compania do cinema, me perguntou se o filme japonês era tao triste quanto o Une Famille Brèsilienne, ja que os dois falavam dos problema inerentes à uma grande cidade moderna. Por um momento quase respondi: naaaaaao, no Brasil os pobres se fodem mas sao felizes. Em Tokio eles sao fodidos e deprimidos. Resposta facil se fosse verdade... Fiquei muda alguns minutos, pensando numa resposta que diferenciava a tristeza de um e de outro, mas meu amiguinho achou que eu tava emocionada e mudou de assunto.

É. De fato a reposta emudece e emociona.