sábado, 21 de março de 2009

Os errados que fazem certo

Ha dias que venho matutando: o que é que os “errados” tem de especial? Vamos primeiro à definiçao de homem-errado:

Consideramos um homem toooodo errado aquele que possui diversas caractéristicas erradisticas ou as vezes todas ao mesmo tempo. Estamos falando daquele sujeito que simplesmente faz tudo errado quando esta ou se dirige à uma mulher. Ao contrario do Don Juan e do Jece Valadao (dois extremos) esta o homem-errado, terceiro extremo. O errante é aquele que nunca sabe o que dizer, como agir, ou o que fazer com as maos ou as palavras quando esta ao lado de uma mulher que lhe interessa. Pior, o homem-errado ao tentar fazer algo corre o risco de estragar tudo.

Esse tipo pode ser associado ao timido crônico, ao nerd cabeçudo, ao menino-criado-com-vo, ao rapaz que simplesmente nao teve amiguinhos maneiros que poderiam ter ensinado a etiqueta basica da conquista masculina. E justamente por nao se aprender essas coisas em cartilhas, os homens-errados podem se tornar casos perdidos (e cômicos).

Certo? Errado.

Este homens atrapalhados, diriamos, produzem sim as coisas erradas na horas certas mas também as coisas mais certas nas horas menos esperadas. Ra! Ai esta o trunfo deles. Porque de um machao e autoconfiante esperamos tudo, menos sermos surpreendidas com a sua sensibilidade. E é ai que os errados nos emociona. De verdade.

Mesmo falando tremulamente, mesmo gaguejando, olhando pro chao, se recusando a azarar, ou nao fazendo a cantada que deve ser feita, simplesmente errando, esse tipo é capaz de tocar nossa alma de forma tao inesperada e por isso, mais marcante. E tudo espontaneamente, pois se os errados conseguissem ensaiar algo que seja, nao seriam errados e nao produziriam o efeito que produzem a longo prazo.

O que nos leva à conclusao de que os errados sao os certos disfarçados de errado. Embora eles nao saibam e possuem a convicçao de que continuam apenas errados, as mulheres, que correm sério de risco de se apaixonar, pensam como é engraçado admirar um errado. E adoram isso.


Tomei a liberdade e "rotulei" alguns errados célebres (mesmo que so na ficçao).