sábado, 21 de junho de 2008

Da série: baú é o que há

Dizem que o melhor para uma dor de cotovelo é se embriagar de musica sertaneja. Para os chiques, o tango sara qualquer coraçao partido. Mas remédio bom mesmo é ouvir Maria Betania, a rainha das metaforas lascinantes!

As letras violentas + interpretacao dramatica deixam a cantora na pole position das musicas romanticas rasgadoras de coraçoes. Ha muito tempo M. Betania lidera o mercado dos desiludidos, e ela o faz sublime (entenda-se sem ser brega). So ela é capaz de fazer qualquer brutus cantar “mas sai ferido, sufocando o meu gemido, fui o alvo perfeito muitas vezes no peito atingido”.

Nao vamos esquecer, é claro, todo seu trabalho extraordinario com o samba, bossa nova, etc. A abelha-rainha marcou geraçoes e continua no topo apesar de toda sua discriçao. Blasé ou nao, Betania grita magistralmente “chorando sofrendo gostando adorando gritando feita louca aluscinada e criança, sentindo meu amor se derramando, nao da mais para segurar... Explode coraçao”.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Firefox 3


Lançaram oficialmente o Firefox 3.
É rápido;
É seguro;
É leve;
E o melhor: é grátis.
Chega de internet dando pau. Principalmente o IExplorer que quando dá, o Windows inteiro fica comprometido.
Detalhe: tem menos de 7 Mb.

http://pt-br.www.mozilla.com/pt-BR/firefox/


Abraços.

Porque tiraram a filosofia da escola?

Dias desses vi um documentario na TV sobre a educaçao das crianças na Suécia. So um pequeno PS antes de continuar o texto: sim, o documentario passou num canal privado e em horario nobre...

Fiquei fascinada como as criancinhas de 4, 5, 6 anos sao instruidas na escola. Para dar um exemplo elas aprendem desde pequenininhas pelo menos duas linguas: o sueco claro, e o inglês, pois eles sabem que ninguém mais no mundo fala sueco e que portanto é preciso se adaptar. E como ingles nem é taaao estrangeiro assim, o documentario mostrava os pituquinhos loiros tendo aula de culinaria no restaurante de um hotel com um chef francês, que claro, ensinava em francês. E ai deles se nao entendessem as intruçoes! Ah! E tem mais, ao fazerem estudos superiores, eles têm o direito de aprender uma segunda lingua estrangeira e assim se dar o luxo de falar chinês, ou espanhol, alemao, etc. Resultado, as pessoas do norte falam pelo menos umas 4 linguas fluentemente. Genial nao?

Genial mesmo se nos também tivéssemos a oportunidade de aprender coisas realmente uteis. Ok, 4 linguas pode ser um exagero se nao pretendemos nem sair da nossa cidade. Cada um com sua escolha. Mas fiquei pensando sobre as coisas que aprendemos na escola e realmente gastamos muito tempo absorvendo lixo. Ok de novo, Brasil nao é Suécia. Mas digam-me porque é preciso estudar calculo estequiométrico se nao usamos para nada?? Nao seria muito mais util ensinar pro cabeçudo do adolescente quais os efeitos quimicos da maconha no cérebro ao longo de anos? Ou para as moçoilas as reaçoes quimicas quando se mistura remédio de emagrecer e alcool?

Tudo bem, tudo bem, sei que as escolas seguem programas rigorosos do Governo, mas mesmo assim seria melhor se professores adaptassem o conteudo à realidade das pessoas. Imagino como seria emocionante para as crianças aprenderem calculos de quimica numa cozinha, por exemplo. As leis da fisica com demonstraçoes de uma batida de carro onde ninguém usa cinto de segurança seria mais produtivo. Ou entao matematica para explicar a crise alimentar que ameaça o mundo. Historia e português até faço concessoes pois sao coisas que para mim sao fundamentais de conhecer, mas em vez de obrigar o pobre coitado a classificar poemas de acordo com a sílaba métrica deixa o garoto fazer um roteiro de cinema para contar como foi a Proclamaçao da Republica. Juro que eu preferiria quando pentelha saber sobre geopolitica internacional do que a diferença entre rio, riacho e corrego.

Nao se trata somente de “modernizar” o ensino, reconheço que muita coisa esta sendo feita. Hoje em dia nao ha escola que se preze sem aula de informatica. Mas a questao é de preparar as crianças para o que realmente importa. A começar pela disciplina “cidadania”, onde aprenderiam todos seus direitos e deveres.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Considerações sobre Sex and the City...

Estoy neste momento desiludida com as histórias de amor. Explico melhor...ontem fui assistir a Sex and the city. Não que eu esperasse conflitos elaborados do cupido mas sinceramente acho que o amor se tornou secundário na história para que os Manolos, Pradas e Westwood pudessem brilhar mais que uma afago. Na cena final esperava que Carrie e Big falassem de suas dores e o quanto realmente gostam e esperam um do outro mas ao invés disso eles preferem ser rasteiros e mostrar um amor com final feliz. Sinceramente não acredito q o sucesso de uma relação possa ser 'medido' pelo tempo q as pessoas ficam juntas e se elas ficam juntas. Ponto para os pombinhos q sabem a hora de se separar. Isso sim é amor! Carrie e Big não sabem a hora de sair de cena e insistem em viver se magoando.

Tenho para mim q sucesso de uma relação depende do modo como as pessoas vivem, se conhecem e se entendem. E nesse sentido Carrie e Big sempre fracassam. Falta diálogo, falta enxergar o outro e falta acima de tudo cuidado com o outro. A mensagm que ficou na minha cabeça foi "vc pode ter um homem q te compre uma cobertura em Manhattan, vc pode ter um closet capaz de fazer qualquer mortal se matar de inveja mas sinceramente encontrar um amor daqueles a moda antiga tá dificil..." Daí a desilusão entende?

Faço a linha 'antiguinha' q ainda espera gentilenzas e amores de verdade. Não o amor perfeito. Este eu tb não tenho como oferecer.... mas sinceramente espero muito mais do cupido do q os roteiristas puderam me oferecer.