quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

A alma portenha

Nem quero desvendar nada. São observações das duas semanas enoooormes que passei em Buenos Aires, melhor, passamos, já que a Senhorita Sartori também esteve lá.

O argentino é um povo contraditório, como na verdade, a maioria dos povos é. De um lado são "aguerridos", protestam, verbalizam, manifestam sua indignação, brigam, xingam, pintam, esperneiam, enfim, lutam. Por outro , se entregam muito rápido, são melancólicos, densos, reflexivos, dramáticos. Não possuem nem de perto a nossa "alegria" no sentido mais genuíno e clichê da palavra.

Da alma portenha levo a educação extrema, o senso de civismo e civilidade, mas fujo da tristeza crônica. A única certeza? A nossa economia é de uma estabilidade de fazer inveja aos hermanos do Mercosul.

Muito mais de Bs As nos próximos posts. O metrô movido à manivela e a anões correndo. A busca do combo perfeito. O cabelo divino pelos bons ares, a luta de cada dia dos argentinos (o caso CromaÑon, as mães que não vi na Praça de Mayo), o indefectível mullets dos meninos, o cabelo modernoso das meninas, as rosas dramáticas que poucos ficam imunes...

Danielle M

terça-feira, 6 de janeiro de 2009