terça-feira, 24 de novembro de 2009

domingo, 22 de novembro de 2009

Valeu, Zumbi ?


Foi dia 20 de novembro. Dia da Consciência Negra. Há tanto ainda para lutar. Como professora, o que ensino aos meus alunos é entender que parte da distância entre a sua vida e o que seria ter uma vida digna, eles podem apartar. Ficando na escola, desvencilhando de pais antiéticos que culpam o governo, mas gastam o bolsa escola com outras "necessidades", com a mudez das autoridades e com os índices absurdos que o Ministério da Educação deseja que eles pontuem na prova Brasil. Porque sempre será assim. Uma constante classificação e hierarquização. Meus alunos não são o "leitor médio da Veja", eles sequer são considerados por ela.

Há muita luta. A desigualdade racial é social. Me enoja ver que evoluimos tão pouco. Me enoja porque o povo para mim não é entidade. É a minha realidade. Sou da classe trabalhadora e presto serviço também à ela. Essa não é uma data que se comemora. Mesmo brincando que deveria ser feriado - quem sabe uma possível santificação de Zumbi, só assim ele poderia virar feriado nacional- esta é uma data que deveria ser de reflexão, mas sobretudo de ação.

Não vejo um presente animador e, quiçá, algum futuro.

Zumbi é símbolo de uma luta constante, secular, mas com um fim trágico. Meus alunos não precisam de mais legados. Precisam de ações positivas e reais.

Danielle M