sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Hoje é dia do solteiro

Antes de mais nada, de qualquer opinião ou confissão, num acesso de reverência, me inspiro na grande Rosana Hermann, que fez uma postagem maravilhosa de doer - pq as coisas boas batem e doem, minha gente - na qual cito textualmente: "Mas talvez seja o caso de aproveitar essas 24 horas para pensar. Você está feliz como está agora? Queria estar sozinho? Queria achar alguém? Queria trocar alguém por outro alguém? Sua opção atual é consciente ou você foi parar lá? Você ama quem está com você, é amado, ou vocês sobraram um pro outro?"

Assim como Rosana, acho estas perguntas essenciais. Dizer que ser solteira é sempre uma opção é uma mentira para disfarçar a solidão ou rejeição.

Mas sim, há momentos mesmo que a gente opta por estar solteira. Opta pq pode ser muito chato viver a dois. A rotina, a obrigação, o estar por estar, enfim, todos aqueles detalhes que as vezes são sórdidos, ora engraçados, ora entediantes, ora enervantes...

S
er/estar solteira é agradável sim. Mas só quando você está em paz consigo mesma. Quando não quer encontrar alguém apenas para não ficar sozinha, desesperada, zangada com o mundo. Quando considera a solteirice não um remédio amargo e tampouco um oásis de prazeres sem culpa.

No entanto, discordando da própria Rosana, não considero a solteirice uma condição transitória. Há pessoas que são por convicção, seja por que gostam de ser "galinhas", ou sozinhas, ou ainda, que gostam de sair a qualquer hora e com quem quiser sem maiores satisfações (ok, se você for maior, vacinada e independente, for God sack), ou pq as escolhas que existem no "mercado"(terrível este termo) não favorecem em nada. O "antes só do que mal acompanhada", no mês do Folclore, é o melhor ditado possível.


Mas e quando não se quer mais continuar solteiro? As vezes a gente simplesmente tem que admitir que não se pode ter tudo o que quer. Até pq este querer não é uma via de mão única. E aí segue a vida, nem tão feliz, nem tão triste. Vivendo assim assim, até que um dia a gente acorda e o "assim assim" se transforma numa nostalgia boa, numa paz. Não é fácil esperar este dia e construir aos poucos o "Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima". Mas é possível. E o que é possível sempre nos deixa bem .

Feliz dia dos solteiros para quem deseja estar assim!

Dica: Para ver neste dia




Danielle M

Um comentário:

Anna Oh! disse...

É importante saber diferenciar opção, necessidade, falta de opção e solteirismo convicto. Ser solteiro não é ser sozinho inho mesmo, até pq a gente sempre precisa do outro, né? É só uma fase/estado na qual preferimos nossa própria companhia.