quarta-feira, 23 de julho de 2008

A mulher de 30

Numa comunidade do orkut, "ouvi" que eu não parecia já ter 30 anos, aparentava menos. Por mais que seja lisonjeiro ouvir isto, cabe aqui uma reflexão. Ou várias, respondi assim para as pessoas que me "elogiaram" falando isso:

**(...)Porém, acho que talvez muitos de vcs, pela primeira vez (e por serem mto jovens ainda), perceberam que as mulheres de 30 NÃO caem num abismo estético e/ou de vida social. Podemos até ser bem adolescentes no jeito de levar a vida. Ser responsável é coisa para qualquer idade, mas a gente pode curtir, namorar, brincar, ver séries, usar roupichas (nem todas, vai :P) como a maioria das pessoas mais jovens, acho que cobram da gente uma sisudez , uma postura, sei lá, algo que, no meu caso, e vejo nas outras meninas balzaquianas aqui da comunidade, que não temos. A maioria de meus amigos são bem jovens, ou tem o mesmo estilo de vida que eu (independente da idade). Fico feliz pela "descoberta" de vcs, acho que vcs podem enxergar a gente assim, do jeitinho que somos mesmo :P

Acho importante esclarecer que depois de tanta evolução na cosmética/dermatologia, e, principalmente, na consciência de nós mesmas, ter 30 não é pecado, fim da linha ou "ter realizado tudo aquilo que pensou aos 15". A gente só se frustra quando coloca expectativas demais. Não existe coisa melhor do que acordar sabendo que se tem um projeto, um sonho, uma batalha. Isso que move a gente.

Não cheguei naquilo tudo que sonhei, mas não posso ignorar o que já conquistei e, principalmente, apesar de reclamar da celulite, das marcas/rugas de expressão que já aparecem, da vitalidade que já não é mais a mesma, tenho a total consciência que por ter 30, posso ser e fazer muito mais.

Balzac, um escritor que sabia apreciar as trintonas, escreveu o belo livro " A Mulher de 30 anos", o termo "balzaquiana" veio daí. Para ele, a mulher antes dos 30 é apenas um pálido projeto,apenas torna-se mulher mesmo depois dessa idade. E completo com Simone de Beavouir, no seu "O Segundo Sexo": "Ninguém nasce mulher. Torna-se mulher".


**Apesar de valorizar a língua mãe, no orkut a linguagem é mais informal :P

Danielle M

3 comentários:

Anna Oh! disse...

Adorei esse post, e foi mto bom vcs deixarem um link no meu orkut, pq trocarmos informações, posts é sempre bom.
Passarei sempre aqui e convido que passem sempre pelo Divã
http://divarosachoque.blogspot.com

Bjões

Ps: fiz um post citando a Beauvoir esses dias =)

Juliana Gonçalves disse...

Independente do resto, o importante é estarmos bem com o nosso eu. Existem jovens carrancudos, quadrados e existem adultos "descolados" e ambos vão bem no que se propõem.
Estilo é estilo e nisso, vocês são outro nível, baby [/dani]

Daniel Vaz disse...

"A mulher antes dos 30 é apenas um pálido projeto, apenas torna-se mulher mesmo depois dessa idade". Quoto definitivamente Balzac. Beijos