terça-feira, 23 de junho de 2009

Neda

Tinha decidido não entrar na polêmica sobre a situação no Irã. Mas a repressão às manifestações esta tão escandalosa que não da pra ficar mudo né. Ainda por cima hoje chegou no meu email o tal vídeo sobre a garota "Neda".

A agonia de Neda Agha-Soltan, uma moça de Teerã, foi filmada por um celuler durante a manifestação do ultimo sábado depois que ela recebeu um tiro no peito. Li por ai que Neda em persa que dizer 'o chamado' ou a 'a voz'.

O vídeo é dramático, parece que seu pai é um dos que tentam reanimá-la. Esse vídeo rodou o mundo numa velocidade impressionante, fazendo com que Neda virasse um símbolo para os que continuam a contestar as eleições.

2 comentários:

senhorita sartori disse...

eu não ouso entrar muito no assunto até por falta de repertório mesmo...mas fato que não dá pra ignorar tudo o q está acontecendo. A cena de Neda me fez sentir calafrios. Enfim um caso que faz pensar em muitas coisas inclusive na comunicação, internet e outras ferramentas como forma de denúncia. Por outro lado torço para que o 'mundo' pense e se questione de verdade para não cair no lugar comum de achar que a saída para tudo isso seria uma intervenção norte americana e assim fica tudo certo. Os meus sentimentos a familia de Neda.

Unknown disse...

Esse vídeo é terrível e quanto ao Irã, não comento nada, eu não entendo esse povo.