segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Uma mulher que sofre é mais bonita?

O ócio é bom por isso: pensar em coisas que aparentemente não possuem a menor utilidade podem resultar em… pensamentos sem a menor importância.

Pegando o célebre versinho do Vinícius – rei da melancolia feminina – podemos fazer algumas perguntinhas: “Senão é como amar uma mulher só linda. E daí? Uma mulher tem que ter qualquer coisa além da beleza, qualquer coisa de triste, qualquer coisa que chora, qualquer coisa que sente saudade…”

Será mesmo que ficamos mais bonitas quando sofremos? E cada vez mais lindas quando sofremos de amor?

Já repararam o quão sexy pode ser uma mulher que deixa escapar um suspiro de saudade, um olhar melancólico, uma expressão triste. Tem homens que pescam esses momentos e juram que dá o maior tesão (aposto que Vinícius era um deles!). Não é viagem, é constatação, basta ter um dia de cão, uma briga que partiu seu coração, ou simplesmente uma lembrança que abala para receber elogios/cantadas maravilhosas.

Este assunto pode render hooooras, podemos discutir a beleza da fragilidade feminina, o medo masculino de mulheres perfeitas, o mito da felicidade radiante, a teoria que diz que mulheres interessantes são interessantes porque sofreram mais, etc, etc. Mas às vezes penso que é apenas seu anjo da guarda te dando uma forcinha pra levantar o astral. Ou não...

PS: Isso não é uma campanha emo, tipo seja bonita e depressiva.


O Nascimento de Vênus, aqui retratada bela, bela, bela e tão triste. De Sandro Botticelli (1485-86).

4 comentários:

senhorita sartori disse...

Hot,
eu amo estes seus momentos de sensibilidade a flor da pele.

Aliás vc anda mais bonita ultimamente hihihi

Unknown disse...

Hot, diz Balzac em "A mulher de 30 anos", que a tristeza dá dignidade a uma mulher. Quem é muito feliz, não pode saber o que diabos está acontecendo!

Unknown disse...

ò o Chico:

" É por isso que se há de entender
Que o amor não é um ócio
E compreender
Que o amor não é um vício
O amor é sacrifício
O amor é sacerdócio
Amar
É iluminar a dor
- como um missionário"

m. disse...

Ainda bem que tenho vcs e o blog para desabafar rs