domingo, 11 de janeiro de 2009

Muito além do além


Nao é que as vezes blockbusters nos fazem refletir? Ainda mais esses recentes com aspiraçoes à debates filosoficos. Um luxo: alienigena que chega à terra para destruir o planeta mas se comove com a condiçao fragil humana e muda de idéia...

Filme tem o objetivo de divertir as massas, mas tiro o chapéu para os que criticam sutilmente grandes potências, ou o tratamento dispensado por elas. Nesses dias no cinema, o alienigena perguntava às altas patentes dos EUA se eles realmente acreditavam que a Terra era deles: "your planet?", indagava o E.T. incrédulo.

E se realmente "nosso" planeta fosse apenas algo emprestado à nos? Na ficçao, a Terra faz parte de uma congregaçao de outros planetas dos universo, onde por sinal existem outros moradores. Vai ver que somos apenas o inquilino! Assim como o planeta pertenceu aos dinossauros em outra época, e depois aos hominideos, e foi indo até nos, homos-estupidos chegarmos e assinarmos o contrato.

Até ai tudo bem. Nossa espécie esta se autodestruindo tao rapidamente que nao vai ser preciso vir vizinho extra-terrestre* para nos boicotar. Com os atuais acontecimentos vamos devolver o planeta em pessimas condiçoes. E parece que a cauçao vai toda embora para poder cobrir os estragos.

* ainda nao entendi a nova reforma ortografica, por isso vou chutando os hifens.

Nenhum comentário: