sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Um versus Outro


O simples e o complicado.

O simples e o complicado.

O simples e o complicado. Nao sei como começar.

Vamos direto, sem rodeios: às vezes o simples pode ser tao complicado quanto o complicado de repente simples. Vou explicar.

Existem quatro eixos, de um lado simples de outro o complicado, de cada lado dois lados, o facil e o dificil. (Se soubesse fazer tabela nessa jeringoça seria tudo mais... simples).

1) O Simples pode ser facil e dificil. O simples facil é o extremo da displicência. Ele se encontra no âmbito das carências incontrolaveis, dos amores sem valor, do mais "à mao". Neste simples-facil o desespero corta caminhos e no fim tudo que era para ser simples e facil se revela complexo. Nao deu conta do erro na primeira vez? Entao vai penar para aprender.

2) O Simples dificil é o contrario. é o obvio que ninguém tentou. Para que dificultar? Diria um camponês bucolico. E tao dificil simplificar o pensamento quando estao todos querendo elabora-lo. A verdade quando vem desafiada por pensamentos praticos e inocentes se torna dificil para os prolixos a aceitarem. As crianças sao mestres nesse jogo. O Porquê que desarma, a analise reducionista, a conclusao tao obvia dos guris tornam os argumentos dos adultos tao dificeis de serem sustentados.

3) E o Complicado que parece facil também é uma m... Pensem na burocracia. Pronto, um exemplo do emaranhado jogo de decisoes que é tao automatico a ser seguido. Pois simplesmente nao ha como fugir dele. é o complicado necessario, o processo por qual somos forçados a passar, o ritual confuso e abridor de portas. Ai o complicado se torna tao facil e tao incontornavel.

4) Ja o Complicado-dificil é dificl de se demonstrar. Nao se ensina, nao se mostra os caminhos, nao ha instruçoes. O complicado dificil é desanimador para muitos pois os resultados nao sao nem de longe imaginaveis. Somente gênios e iluminados encaram este desafio. O complicado-dificil é quando seguimos o coraçao, e ele aponta a direçao mais tortuosa, quando todos dizem: "assim nao" e a voz diz vai, dê cabeçadas, mas vai. Quando a verdade-verdadeira se manifesta tao clara para você mas imcompreensivel para outros. é o amor né? E assim surgem as mais belas musicas, os mais comoventes quadros, os mais justos ditados. da um trabalhao danado. Mas é o resultado mais proximo ao perfeito divino que podemos chegar.

3 comentários:

CLUB DE LOS CARMELOS disse...

ES COMPLICADO!

senhorita sartori disse...

Fumou- meditou - e foi pra internet postar!

q viagem!

Unknown disse...

Entender o simples é deveras complexo.